Os sites na internet são compostos por HTML, CSS e JavaScript. A Folha de Estilos em Cascata (Cascading Style Sheets), ou CSS, é um arquivo separado do HTML para realizar estilização de layout, podendo alterar o arquivo por outro, e estilizar de outras formas o mesmo código e mesmo conteúdo.
As tags de HTML são responsáveis digamos por estruturar um site, como se fosse um esqueleto, e o CSS é o responsável em dar a característica dos músculos, pele e etc, colocando a forma desejada pelo designer.
Em uma agência Web, geralmente se desenha um layout em algum programa editor de imagens, e após isto passa-se para um desenvolvedor front-end para criar a estrutura necessária para passar pela programação; ou então este já faz diretamente esta estrutura e layout em um template em algum Content Management System existente.
Vamos entender alguns conceitos básicos sobre o CSS e como você pode ser um especialista.
Antes de utilizar uma folha de estilos (CSS), definição de fontes, tamanhos, cores, eram realizados diretamente no código HTML.
O uso direto da formatação no HTML limita a capacidade de realizar manutenção, alteração, e trocas em geral, além de ficar tudo misturado no mesmo arquivo.
Veja um exemplo:
<p><font face="Arial" size="2">Texto</font></p>
Imagine que precise alterar a fonte de vários parágrafos, textos, ou vários arquivos? Seria um processo praticamente impossível se um site estilo portal com milhões de páginas precisasse ser alterado.
Com a folha de estilos, basta atribuir este layout em um único arquivo, e então todos os arquivos passarão a apresentar o novo layout.
Comentários
Postar um comentário